Quer ter criatividade nos textos e ser persuasivo? Então, precisa trabalhar com copywriting em seus textos, porque nunca os conteúdos foram tão requisitados pelas empresas. Na verdade, eles se tornaram um meio em que as marcas conseguem apresentar seus produtos e serviços. Isso tem sido relevante porque é uma estratégia para atrair consumidores e fideliza-los.
Essa é uma estratégia de marketing digital utilizado em diferentes lugares seja na mídia online como offline, em post para redes sociais como em artigos para blogs. Deseja saber mais sobre o assunto? Preparamos um post para tirar suas dúvidas, confira.
O que é um copywriting?
O copywriting é a produção de textos com objetivos de levar sua audiência a praticar uma ação. Ela pode estar relacionada a compra de um produto ou serviço, o compartilhamento de ideias, entre outros. Na verdade, é convencer alguém quanto a qualidade e relevância da sua marca e que ela solucionará o problema do cliente.
Entretanto, existe outra explicação que se aproxima dessa primeira, pois com o surgimento do inbound marketing e do marketing de conteúdo o copywriting trouxe uma nova roupagem a estratégia. Visto que, passou a trazer informação ao público-alvo ou persona, agregando valor, e não ser apenas um texto publicitário.
Para uma melhor compreensão saiba que o inbound marketing são estratégias de marketing que atrai e converte os consumidores por meio de conteúdos em blog e redes sociais, assim as empresas se tornam fontes de informações.
Já o marketing de conteúdo é a criação e distribuição de assuntos no formato de artigos, e-books, infográficos, etc com objetivo de ajudar seus clientes a resolverem algum problema, sem se preocupar tanto na promoção da marca.
O que é um copywriting de vendas e sua importância?
Um copy de vendas como é chamado tem o objetivo de realizar conversões, logo quem ler a escrita fará uma compra em seu negócio. Ele é importante para as empresas porque:
- traz maior engajamento com seu público nas redes sociais;
- leva os cliente e leads a cohecerem seu novo produto;
- faz com que o usuário baixe algum material mais educativo, como um e-book, infográfico;
- induz o seu cliente a realizar uma compra.
Qual é a diferença entre copywriting e a redação publicitária?
O copywriting e a redação publicitária causa inúmeras dúvidas nas pessoas, mas há diferenças em seus conceitos. Por exemplo, o primeiro é um texto desenvolvido visando com que o leitor pratique uma ação que você deseja: compartilhamento, baixar um aplicativo, fazer um comentário etc. Já o segundo é um conteúdo informativo ou explicativo, porém não requer uma tomada de ação como no item anterior.
Quais são as técnicas que devem ser utilizadas por um bom copywriting?
Para ter bons resultados com o copywriting é necessário ter estratégia e seguir as boas práticas para que o Google faça o ranqueamento corretamente. Confira abaixo.
1. Entenda quem é seu público-alvo
Prioritariamente, você precisa conhecer seu público-alvo e persona para que suas mensagens cheguem até as pessoas que tem interesse por sua solução. Por isso, defina quem é a persona, ou seja, seu cliente fictício ideal com nome, idade, interesse, profissão, hobby e perfil comportamental.
Dessa maneira, saberá identificar quais são as suas dificuldades, pontos fortes e fracos, facilidades que tem para criar conteúdo que chamem sua atenção.
2. Determine o tom e a linguagem
É necessário estabelecer o tom e a linguagem da comunicação de sua marca com o cliente para que ele se identifique. Por exemplo, sua empresa trabalha com buffet infantil, logo os textos devem ser bem informais e com temas de criança.
3. Faça títulos chamativos
O que se torna atrativo para a leitura de um texto é o título, assim procure aguçar a curiosidade da persona e inclua nele a palavra-chave para os motores de busca encontrá-lo. Alguns exemplos: use números, crie perguntas, inove com provocações. Também, não ultrapasse mais de 55 caracteres que é o tamanho indicado.
4. Tenha uma conexão com o leitor
Você necessita criar uma conexão com seu cliente, por isso estude as estratégias que fará para chamar a atenção dele para ler seus textos. Afinal, seus materiais deverão ser educativos e com informações de qualidade para responder os questionamentos do consumidor.
5. Utilize verbos de ação
Suas chamadas precisam provocar o sentimento de urgência e perda de oportunidade, visto que o copywriting orienta os leads a realizarem uma determinada ação. Dessa maneira, empregue verbos no imperativo, principalmente no título, intertítulo e CTA. Entenda melhor abaixo:
- título: Saiba a importância do e-mail marketing para seu negócio;
- intertítulo: Avalie as métricas;
- CTA: Agora que você aprendeu sobre e-mail marketing, baixe o nosso ebook e tire todas as suas dúvidas!
6. Use números e pesquisas
As pessoas gostam de ver números e pesquisas nos textos porque isso traz uma noção da quantidade de dicas que terá ou que aquela informação é concreta. Por exemplo, descubra 7 dicas de como fazer um e-mail marketing, ou então, de acordo com pesquisa… o e-mail marketing oferece melhor número de ROI.
7. Preveja as objeções
O copywriting necessita prever as objeções que o público tem com a empresa, produto ou serviço. Isso fica mais fácil quando se tem pesquisa ou persona para que possíveis dúvidas sejam respondidas. Visto que, se deve estar pronto para responder qualquer questionamento.
8. Seja persuasivo
É indicado conhecer os princípios psicológicos que interferem no convencimento das pessoas como:
- reciprocidade — a lei da ação e reação é certa, então se quer que o consumidor faça algo terá que provocá-lo entregando um material de valor;
- prova social — o ser humano é influenciável, logo usar depoimentos e case de sucesso trará credibilidade a sua marca;
- afeição — geralmente, procuramos pessoas com o mesmo padrão que o nosso, que tenha igual experiência, assim se mostre empático para chamar a atenção dos consumidores;
- autoridade — as pessoas respeitam aquelas outras que demonstram ter mais conhecimento, desse modo, sem arrogância apresente todas as informações que elas precisam de maneira clara e objetiva;
- coerência — seja uma pessoa comprometida para entregar tudo que oferecer a sua persona;
- escassez — ninguém gosta de ter o sentimento de perda, logo aguce essa possibilidade para que eles realizem a ação que deseja.
No entanto, empregue os gatilhos mentais com moderação para que não caia na descredibilidade.
9. Conte histórias
Quer atrair a atenção dos clientes? Conte histórias usando a técnica do storytelling para provocar emoções e memórias. Todavia, use a jornada do herói para proporcionar maior interação com seu público sobre suas aventuras e resultados:
- início: um herói vivendo uma vida comum se aventura a fazer algo;
- meio: ali encontra uma série de dificuldades até encontrar o caminho para resolver o problema;
- fim: aqui ele tem a solução e informa a persona o que é e seus resultados.
Resumindo, o copywriting é um estilo de criação de textos e de técnicas com objetivo de desenvolver conteúdos persuasivos para que os clientes realizem uma ação direcionada a conversão. Esses copys podem ser postados em blogs, redes sociais, e-mail marketing e muito mais.
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