Muitas vezes você vê esse termo na internet e não sabe o que é gestor de tráfego. Por isso, saiba que neste artigo vamos esclarecer essa dúvida. Até para que possa contratar um profissional da área para atuar no marketing digital de sua empresa.
Primeiramente, entenda que o gestor de tráfego é a pessoa que vai organizar, criar, avaliar, gerenciar e liberar as demandas de anúncios da agência ou departamento de marketing. Também, desenvolverá as estratégias e ações que vão gerar vendas. Já que, para se destacar na internet é essencial utilizar o tráfego pago para atrair novos interessados aos produtos e serviços dos clientes ou de seu negócio. Agora, saiba como atua esse profissional e quem pode trabalhar na área.
O que faz um gestor de tráfego pago?
Como dito acima, esse profissional administra todas as atividades, demandas e serviços de uma agência ou departamento de marketing. Na verdade, ele coordena o passo a passo dos processos por meio de ferramentas de gerenciamento de rede sociais e de tráfego pago. Dessa maneira, impulsiona a atração, engajamento e conversão dos seguidores. Isso é feito por meio do tráfego orgânico e pago, sendo pelas plataformas:
- Google Ads;
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- Linkedin Ads;
- Pinterest Ads;
- Twitter Ads;
- TikTok Ads;
- Taboola;
- Outbrain.
Quem pode atuar na gestão de tráfego?
A princípio isso pode parecer simples, mas nada é como parece, o gestor de tráfego precisa criar campanhas eficientes que tragam pessoas para dentro do site e que realizem compras. Não é apenas colocar um post, investir dinheiro na rede social e pronto. É imprescindível conhecer a persona, ter estratégia, ser perspicaz, antenado, sabendo o momento oportuno para fazer a oferta. Também, precisa conhecer o objetivo dos anúncios como:
- reconhecimento de marca;
- alcance;
- tráfego;
- engajamento;
- conversão;
- visualização de vídeo;
- download de aplicativo.
Acima de tudo, em que fase do funil de vendas seu cliente se encontra para que os objetivos do marketing sejam bem direcionados e atingidos. Desse modo, o gestor de tráfego deve conhecer bem o negócio, a persona em questão, o mercado e as melhores ferramentas de mídia. Aliás, existem profissionais especialistas em determinados canais, por exemplo:
- gestor de tráfego para o Instagram: administra todo conteúdo orgânico e promove anúncios específicos, faz parceria com outras marcas, sorteios, promoções etc.;
- gestor(a) de tráfego para Facebook Ads: gerencia as campanhas e recursos determinando o uso de verba, objetivos a serem alcançados e informações relevantes para a persona;
- gestor(a) de tráfego Google Ads: trabalha para que uma marca alcance as primeiras posições do Google por meio de um planejamento de SEO. Além disso, controla o orçamento das campanhas para aparecer no topo dos resultados de busca como anúncio;
- gestão de redes sociais: para atuar nas mídias sociais é necessário fazer a gestão dos conteúdos, periodicidade das postagens, conhecer a persona e público-alvo, algoritmo para a entrega das informações.
- gestor(a) multidisciplinar: esse profissional transita por todos os canais de forma bem estratégica para aumentar o tráfego da página.
Portanto, você aprendeu o que é gestor de tráfego e como esse profissional bem qualificado consegue trabalhar em diferentes mídias como em e-commerce, agências de marketing digital, consultorias, startups, empresas. Inclusive, vale ressaltar que ele deve manter-se atualizado diante da evolução tecnológica.
Agora, que você já sabe a importância do gestor de tráfego pago para fomentar o seu negócio, entre em contato conosco para uma avaliação de necessidades. Não fique de fora, o futuro é online!