O que é marketing digital: entenda de uma vez por todas

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O marketing digital tem a finalidade de promover uma marca, sendo ela de produtos ou serviços, dentro do ambiente virtual. Assim, ele tem como meta que as pessoas conheçam a empresa e suas mercadorias, que façam cadastro em sua newsletter de conteúdo, que acessem o site ou realizem compras.

Para isso, utiliza canais diversos, técnicas e estratégias que vão permitir o monitoramento dessas ações em tempo real. Lembrando que o objetivo principal é aumentar as vendas. Por isso, conheça mais sobre ele.

Como o marketing digital começou?

Antigamente, as pessoas precisavam ir a um estabelecimento, conversar com o vendedor ou gerente e adquirir o que queriam. Isso quando não saindo pesquisando de loja em loja para encontrar o melhor custo/benefício.

Desde a década de 90 o marketing digital vem transformando os negócios e a maneira como a população compram seus produtos e serviços para usar. Atualmente, elas pesquisam o que desejam na palma das mãos, por meio dos smartphones e tablets.

Esse mercado é tão forte e promissor que pode ser comprovado por meio da pesquisa Digital 2022, de We Are Social e Hootsuite, que traz números volumosos como:

  • 12,5 trilhões de horas são gastas pelas pessoas que ficam online, um novo marco na adoção da internet;
  • população mundial está prevista para atingir quase 8 bilhões pessoas em meados de 2023, mais chances de negócio;
  • mais de dois terços (67,1%) da população mundial usa um telefone celular.

Ou seja, é muita gente conectada a internet na maior parte do dia. Logo, inúmeras pessoas estão aptas a conhecerem sua marca, pois 424 milhões de usuários estão só nas redes sociais. Consegue enxergar a oportunidade?

Como o marketing digital funciona?

Primeiro, você precisa entender que no marketing digital é possível segmentar anúncios por localização, gênero, idade, interesses, público semelhante, comportamento, dados demográficos e idiomas.

Todos eles são mensuráveis durante a campanha e os resultados podem ser vistos em tempo real para conhecer o retorno sobre o investimento — o conhecido ROI. Diferente dos anúncios de televisão, rádio, jornais, outdoors que eram realizados no passado, eles não forneciam o ROI e nem o número de pessoas que visualizavam a publicidade.

Desse modo, para que o marketing digital funcione é imprescindível que haja um planejamento de forma que várias ferramentas e ações sejam colocadas em práticas. Por exemplo, o site da sua empresa precisa estar automatizado para um melhor posicionamento no Google e demais motores de busca. Outra maneira, é produzir conteúdos de valor para as redes sociais.

Também, poderá atuar com venda direta por meio de e-commerce, assim conseguirá tirar as dúvidas junto aos seus clientes dos produtos ou serviços que vende. Aliás, o marketing digital possibilita fazer o tráfego pago buscando engajamento, conversão e retenção visando gerar contato com o público e vendas.

Quais são os resultados que o marketing digital traz para as empresas?

Com números tão expressivos não basta apenas criar um site e uma página no Facebook, é preciso ter estratégia conforme a realidade do seu negócio e mercado para obter os melhores resultados. Quais são eles? Vamos contar agora nas linhas a seguir.

Construir uma audiência qualificada

Proporciona uma audiência qualificada e que deseja adquirir os seus produtos ou serviços. Isso pode ser feito por meio de captação de leads, que são as pessoas que entram em contato com a sua empresa e deixam nome, e-mail, telefone e demais informações. Em contrapartida, ela recebe uma oferta de valor como conteúdo, avaliação etc.

Comunicar-se com o público certo

Também, permite que a marca se comunique com o público no momento que ele está apto a receber a informação. Logo, as campanhas são personalizadas e podem atingir várias audiências ao mesmo tempo. Pois, saberá com quem realmente está conversando por meio dos filtros:

  • idade;
  • sexo;
  • dados demográficos;
  • interesses;
  • comportamentos etc.

Analisar dados com alta precisão

Outro benefício do marketing digital é mensurar os resultados das campanhas. Por exemplo, se fizer um e-mail marketing conseguirá ter dados precisos da quantidade de pessoas que clicaram nele e fizeram suas compras. Ainda, no site poderá acompanhar o número de visitas, quais páginas foram mais acessadas e por quanto tempo. Além disso, tem os anúncios do Google, as postagens nas redes sociais para avaliar como está o engajamento das pessoas que ali acessam.

Ofertar bom custo x benefício

As estratégias online requerem um orçamento menor em relação ao marketing offline. Mesmo que grandes empresas invistam pesado, os pequenos também conseguem se sobressair e realizar boas vendas. Por exemplo, em 2021 gastou-se mais de 375 milhões de dólares em publicidade. E, 54% utilizaram as redes sociais para pesquisarem os produtos e buscarem opiniões.

Tornar-se uma referência no segmento através do marketing digital

Com presença consistente cria-se autoridade de marca, fazendo com ela se torne referência no assunto. Uma das estratégias é por meio do blog, site e mídias sociais, sobretudo atuando no marketing de conteúdo. Dessa forma, a empresa será citada por clientes, formadores de opinião e concorrentes.

Melhorar o relacionamento com os clientes

O marketing digital é muito bom para estreitar o relacionamento com os clientes, pois há diversos canais de interação com eles. Assim, poderá atendê-los para oferecer as melhores soluções aos seus problemas. Isso, fortalece a marca e a confiança entre ambos.

Auxiliar nas estratégias de SEO

Estar nos primeiros resultados da busca do Google é o que todo empreendedor deseja, por isso, a estratégia de SEO é tão importante. Quando um usuário buscar por uma palavra-chave que sua empresa trabalha, o motor de busca encontrará o blog e mostrará a solução.

Facilitar a personalização das ofertas

Personalizar a comunicação é essencial para chegar nos objetivos que pretende. Desse modo, terá público segmentado tanto para anúncios como e-mail marketing. Na verdade, conseguirá fazer ofertas únicas para cada cliente, já que terá dados sobre eles.

Terá resultados de longa duração

Tanto blog como redes sociais não perdem seus conteúdos, principalmente o primeiro. Logo, as informações publicadas podem ser acessadas muito tempo depois e continuam gerando audiência. Por isso, as estratégias bem trabalhadas dão resultados por longo período.

Agora, você pode compreender o que é marketing digital e sua dimensão para o bom andamento dos negócios. Hoje, uma empresa não consegue sobreviver sem sua presença na internet. Por isso, invista no mundo virtual para obter resultados consistentes.

Se deseja tirar alguma dúvida entre em contato com Restruct Digital que terá suas questões respondidas.

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