O que é um bot de vendas e para que serve?

bot de vendas

Um bot de vendas é um programa de computador inteligente que ajudam a melhorar a experiência de compra dos clientes, tornando a interação entre empresas e seus consumidores muito mais eficiente.

Eles são projetados para, por meio de algoritmos inteligentes, responder a perguntas complexas, realizar análises de dados e oferecer suporte aos usuários. Além disso, podem ser programados para realizarem ações específicas, como enviar alertas de promoção, oferecer incentivos para novos clientes, realizar estudos de mercado etc.

Portanto, se você deseja aproveitar ao máximo suas vendas, considere o uso desses robôs para aprimorar sua experiência de compra. Assim, confira mais sobre o assunto no post abaixo.

O que é um bot de vendas e chatbot?

Um bot de vendas é um tipo de assistente virtual que pode fornecer aos clientes informações sobre produtos e serviços, ajudando-os a tomarem decisões de compra. Ele também auxilia os vendedores a gerenciar pedidos, dar recomendações personalizadas e aumentar as chances de conversão.

Já um chatbot é um programa de computador que é capaz de simular uma conversa humana, utilizando linguagem natural. Desse modo, entende o que o usuário está dizendo e responde de forma inteligente.

Geralmente, os chatbots são particularmente úteis para empresas que precisam oferecer suporte ao cliente 24 horas por dia. Eles também são usados ​​para maximizar a produtividade, pois podem fornecer informações aos usuários de forma rápida e eficiente.

No entanto, quando os bots de vendas e os chatbots se combinam, os negócios viabilizam os benefícios de ambos. Com os bots de vendas, eles oferecerem suporte ao cliente eficaz e, ao mesmo tempo, aumenta as conversões, pois dão recomendações personalizadas. Por outro lado, os chatbots auxiliam os clientes a encontrarem rapidamente o produto ou serviço que precisam.

Como criar um sistema desse?

Antes de começar a criar um bot de vendas, é importante estabelecer qual será sua funcionalidade. Visto que, podem desempenhar um papel em diferentes etapas da compra, por exemplo, servir como filtro de leads para um produto específico, ou ajudar o cliente a concretizar a compra. Após definir a função do bot, é necessário seguir um passo a passo para desenvolvê-lo.

Especifique o propósito do bot de vendas

O objetivo é tornar mais eficiente as tarefas operacionais do setor de vendas, automatizando etapas que possam ser realizadas de forma mecânica, gerando dados e liberando tempo para as equipes dessa área dedicarem às atividades mais complexas. Dessa forma, é possível alcançar melhores resultados no setor comercial.

Selecione o canal em que vai operar

Ao escolher o canal é necessário considerar o comportamento dos consumidores. Qual canal eles mais utilizam para interagir com o negócio? Qual plataforma oferece maiores oportunidades para vender? O bot pode ser desenvolvido para e-commerce, Slack, Messenger e até Whatsapp.

Verifique a plataforma para criar o bot

Criar um chatbot para o seu negócio não é complexo e existem diversas ferramentas disponíveis no mercado como o Hubspot e Botsify, inclusive gratuitamente, para ajudá-lo nesse processo. Elas permitem que qualquer profissional desenvolva um bot de vendas. As versões gratuitas tendem a ser mais básicas e ter menor fator de personalização, mas são perfeitas para testar a ferramenta na jornada de compra e nos canais desejados.

Peça para o marketing ajudar na criação do bot

A fim de recriar uma interação humana, ou algo que se aproxime disso, é importante que o bot seja personalizado de acordo com a estratégia de marketing digital da empresa. Assim, é fundamental que a equipe desse departamento seja envolvida na programação do bot para que possa transmitir a imagem desejada aos clientes.

Crie fluxos fáceis para o bot

O bot de vendas deve considerar todos os caminhos possíveis que um cliente pode fazer durante sua interação. Por exemplo, em uma venda por e-commerce, se o cliente decidir voltar para a área de compras enquanto estiver finalizando a sua aquisição, o bot deve ter interações que o questionem se ele precisa de algo a mais e oferecer orientações de como voltar à loja sem perder a seleção prévia do carrinho. Em relação ao pós-vendas, deve mapear as principais dúvidas e boas práticas de uso do produto para garantir o sucesso do cliente.

Integre o bot ao canal

Após a criação do produto, é necessário estabelecer as conexões com o canal de distribuição. Para que as plataformas forneçam orientações de que maneira é possível realizar esse processo de forma simples. Além disso, é aconselhável fazer testes para certificar que a experiência atende às expectativas.

Como usar um bot para vender mais?

Primeiramente, inclua argumentos de vendas no fluxo de um bot. Eles são essenciais para garantir que o potencial cliente se sinta seguro em investir na aquisição de uma solução. Logo, dê as informações necessárias em todas as etapas do processo de conversão para garantir que o interesse do comprador seja mantido.

Chame a atenção com ofertas

Crie ofertas especiais para clientes que fazem compras por meio do bot de vendas, isso é uma maneira eficaz de aumentar as conversões. Você pode dar descontos ou outras vantagens que possam incentivar o usuário a realizar suas compras pelo robô. Isso tornará o processo mais rápido e a reduzirá os custos comerciais da venda, e fará com que mais pessoas utilizem o serviço.

Faça interações para estimular vendas complementares

Use os bots para aumentar o ticket médio de compras e melhorar a experiência de uso dos clientes. Assim, ofereça produtos relacionados ao item que o consumidor deseja comprar, estimulando novas aquisições e por um valor maior. Como exemplo, a compra de um smartphone e a compra de uma capa para sua proteção, que vai facilitar a vida do comprador e garantir segurança para o produto recém-adquirido.

Dê opções para os usuários

O bot de vendas permite que as empresas proporcionem promoções alternativas para seus clientes, como descontos na compra à vista ou frete grátis no parcelado, aumentando assim as chances de conversão. Além disso, essa ferramenta também possibilita a redução de custos comerciais e a liberação do time de vendas para atendimento mais personalizado.

Quais são as vantagens de usar um bot de vendas?

Inúmeras são as vantagens de usar um bot de vendas, mas vamos apresentar as 5 principais para que entenda a sua relevância, veja:

  1. Maior alcance: um bot de vendas pode ajudá-lo a acessar mais clientes, pois ele estará presente em diversas plataformas de mídia social e atenderá clientes em diferentes horários;
  2. Mais tempo para focar em outras áreas da empresa: auxilia na liberação dos vendedores, permitindo que eles se concentrem em outras áreas da empresa, como marketing, análise de dados e desenvolvimento de produtos;
  3. Experiência de compra melhorada: porque ele responderá rapidamente às perguntas dos clientes e guiará em todo o processo de compra;
  4. Maior capacidade de customização: é facilmente personalizado para atender às necessidades específicas da sua empresa.
  5. Melhores taxas de conversão: como os bots de vendas são projetados para otimizar o processo de compra, eles tendem a resultar em taxas de conversão mais altas.

Enfim, os bots de vendas são ferramentas automatizadas que ajudam as empresas a aumentarem suas vendas. Eles são usados para gerar leads, ampliar as taxas de conversão, obter feedback dos clientes e outras ações de marketing. Logo, são extremamente úteis para os negócios que procuram otimizar seus esforços de vendas e melhorar a experiência do cliente. Deseja estar atualizado sobre as novidades do mercado de marketing? Faça seu cadastro para receber nossa newsletter.

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