Você sabe qual é a diferença entre rede social e mídia social? Sim, esses termos não são sinônimos e provocam muitas confusões até mesmo entre os profissionais que atuam no marketing digital.
Logo, é preciso diferenciar os conceitos para obter um melhor entendimento. Por isso, trouxemos a explicação abaixo para que saiba empregar as palavras no momento certo de uma conversa ou mesmo post. Confira!
Qual é a diferença entre rede social e mídia social?
É verdade, há uma diferença entre rede social e mídia social, ambas já existiam antes da internet. No entanto, com o surgimento das plataformas digitais de relacionamento eles se tornam comuns, mas com a evolução da tecnologia os termos se modernizam e causam mais confusão ainda.
Para compreender melhor entenda que rede social é a conexão entre pessoas para compartilharem dados, informações, seu dia a dia, opiniões, uma maneira de bate-papo online etc. Por exemplo, o e-mail é uma rede social, assim como, o Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e outros.
Por outro lado, as mídias sociais são a produção, divulgação e compartilhamento de diversos tipos de conteúdos em que as pessoas interagem com eles. Nesse quesito estão posts, áudios, vídeos, infográficos, artigos, memes etc. Aqui o relacionamento entre seres humanos não é primordial.
Existe relação entre os termos e qual é a importância disso?
Mais uma informação relevante é que as mídias sociais são subcategorias das redes sociais. Visto que, ao mesmo tempo que há interação entre pessoas, elas ainda produzem e divulgam seus conteúdos para os seguidores.
Logo, são importantes porque sua utilização depende de como cada um usa determinada plataforma para se comunicar e com qual objetivo. Assim, se torna uma ferramenta para o usuário atuar conforme sua necessidade.
Como utilizar as mídias sociais para seu negócio?
As redes sociais se tornaram fundamentais para o marketing das empresas. Pois, as plataformas viraram vitrines para produtos e serviços atingirem seus consumidores e mesmo as marcas se posicionarem no mercado. Quando bem utilizadas em suas estratégias oferecem autonomia e impulsionam os negócios. Por isso, veja as 6 dicas básicas para um bom trabalho.
1. Defina o seu público-alvo
Crie uma persona ou mais para sua empresa e conheça detalhadamente que é o seu cliente. Para isso, informe idade, estado civil, localização, hobby, principais dúvidas, pontos fortes e fracos, renda média etc.
2. Escolha os canais adequados
Com tanta rede social é preciso escolher aquelas que mais tem a ver com seu negócio e em qual dela seu público-alvo está. Desse modo, evite colocar todas as plataformas em sua estratégia de marketing digital, isso fará você perder tempo, dinheiro e não ter o resultado que espera. Invista nas redes sociais que trazem maior engajamento.
3. Produza conteúdo relevante
Produza conteúdos importantes que respondam às dúvidas de sua persona. Isso pode ser feito por meio de vídeo, áudio, imagem, infográfico, meme e outros. Sempre se coloque no lugar dos consumidores para saber o que eles desejam ter conhecimento sobre a empresa, seus produtos ou serviços. Dessa forma, irá gerar engajamento, interação, relacionamento e fortalecimento de sua marca.
4. Empregue os recursos estrategicamente para produzir a mídia social
Alinhe o plano de ação com os objetivos da empresa e crie conteúdos claros, fáceis de serem compreendidos para atrair e reter seu público. Também, use o tráfego pago, imagens de qualidade e padronize seu feed para que fique interessante.
5. Priorize qualidade no lugar de quantidade
Não saia disparando posts, isso é cansativo e não trará visibilidade a página. Sabe aquela máxima “menos é mais”, sim, priorize qualidade no lugar de quantidade. Dessa forma, conseguirá mostrar sua autoridade e construirá um relacionamento com seus usuários.
6. Defina a mídia social conforme a rede social
Saiba que cada rede social tem suas características e linguagem própria, logo os conteúdos devem conversar com seu público. Assim, procure conhecer bem cada uma e alinhe seu planejamento a elas.
Enfim, você aprendeu qual é a diferença entre rede social e mídia social nesse artigo, além de 6 dicas para alavancar sua página. Desse modo, se tem um perfil de sua empresa terá condições de melhorá-lo para conseguir mais resultados.
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